segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Conceitos e Tipos de Multimédia

Conceito de Multimédia
Pode ser definido como a utilização de diversificados meios para a divulgação da mensagem.A palavra Multimédia, é composta por duas partes: multi e media, ambas resultantes de palavras latinas. Multi tem origem na palavra multus, significando múltiplo ou numeroso. Media é o plural da palavra medium e significa meio ou centro. Tendo em atenção a origem da palavra multimédia e o significado de cada uma das suas partes, pode-se afirmar que significa múltiplos meios. Podemos, então, definir  multimédia como a utilização diversificada de meios, entre o emissor e o recetor, para a divulgação da mensagem.

Tipos de Media
Quanto a sua Natureza espaciotemporal
  • Estáticos
    • Imagem: As imagens e os gráficos estão para as aplicações multimédia como as fotografias e os desenhos estão para as revistas, os jornais e os livros. As imagens e os gráficos podem ser considerados, respetivamente, do tipo bitmap e do tipo vectorial quando são utilizados em aplicaçoes multimédia num sistema informatico. Estes podem ser obtidos por captura, através da utilização de um scanner ou de uma câmara digital, ou, ainda, serem gerados no computador através da utilização de programas adequados.
    • Texto: O texto constitui a forma mais utilizada de divulgar informação em diversos meios e formatos. O texto em formato digital pode ser criado através de editores de texto, como, por exemplo, o bloco de notas, dando origem a conteudos não formatados denominados plain text. De outra forma, pode ser criado através de processadores de texto, como, por exemplo, o microsoft word, dando origem a conteúdos formatados denominados rich text.
  • Dinâmicos
    • Áudio: O áudio corresponde à reprodução electrónica do som nos formatos analógico ou digital. O formato analógico corresponde ao áudio gravado nas cassetes ou discos de vinil. O digital corresponde a um formato compatível com o processamento realizado pelos computadores. O formato digital pode ser obtido por digitalização a partir das fontes sonoras, resultando em ficheiros que, mesmo compactados, ocupam um espaço consideravél e apresentam perdas de qualidade do sinal capturado. Esta digitalização é obtida através da conversão do sinal analógico em digital.
    • Vídeo: O video corresponde ao movimento sequencial de um conjunto de imagens, também conhecidas por fotogramas ou frames. O número de frames apresentadas por segundo designa-se por frame rate. Tal como no áudio, também o vídeo pode ser representado no formato analógico ou digital. O formato analógico corresponde, por exemplo, ao vídeo criado por uma câmara de vídeo analógica ou ao sinal da emissão de um canal de televisão analógico. Por outro lado, o formato digital corresponde, por exemplo, ao vídeo criado por uma câmara de vídeo digital ou ao sinal da emissão de um canal de televisão digital.
    • Animação: A animação corresponde ao movimento sequencial de um conjunto de gráficos, no formato digital, que vão sofrendo alterações ao longo do tempo. Actualmente, a animação é maioritariamente produzida no computador, através de software específico.
Quanto à sua Origem
Quanto à origem dos media, ou seja, a forma como estes foram criados, podem-se classificar em capturados ou sintetizados. 
    • Capturados:  Os tipos de media capturados são aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador, através da utilização de hardware específico, como por exemplo, os scanners, as câmaras digitais e os microfones, e de software específico.
    • Sintetizados: Os tipos de media sintetizados são aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário