segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Tipos de Produtos de Multimédia; Tecnologia Multimédia

Tipos de Produtos Multimédia
  • Baseados em páginas: Os tipos de produtos multimédia baseados em páginas são desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional do tipo espacial. Esta é uma organização semelhante à utilizada nos media tradicionais em suporte de papel como revistas , livros e jornais.
  • Baseados no tempo: Os tipos de produtos baseados no tempo são desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional assente no tempo. Esta é uma organização com uma lógica semelhante à utilizada na criação de um filme ou animação. A interatividade neste tipo de produtos é adicionada através da utilização de scripts.
Tecnologias multimédia
  • Representação Digital: Através da representação digital é possível a utilização de programas para armazenar, modificar, combinar e apresentar todos os tipos de media. É também possivel realizar a transmissão dos dados por meio de redes informáticas ou armazena-los em suportes, tais como CD e DVD. Nuna representação digital, os dados assumem um conjunto de valores discretos, ou descontínuos, processados em intervalos de tempo discretos. A figura 1 mostra o exemplo  de um sinal que assume uma gama de valores continuos no tempo. Este tipo de Sinal é designado por sinal analógico, enquanto que os sinais que um computador processa são designados por sinais digitais. Os sinais digitais que circulam nos circuitos electronicos de um computador são constituidos apenas por dois niveis de tensão electrica. Ao nivel mais baixo é associado o valor lógico zero (0) e ao nivel mais alto o valor lógico um (1). Baseado no sistema de numeração binária, isto é, que utiliza apenas dois digitos ( 0 e 1), é possível conceber todo o funcionamento dos circuitos digitais. nestes circuitos, o bit é a unidade minima de informação de um sinal, podendo assumir o valor 0 ou 1. Se os sinais que circulam no computador ou os gerados por um teclado são digitais, o sinal que um microfone produz é analógico. Assim, para obter este sinal no computador à necessidade de digitaliza-lo, ou seja, converte-lo para uma sequência de bits. A digitalização de um sinal analógico é composta pelas fases de amostragem, quantificação e codificação.

Fig.1.                                                       Fig.2.                                                                                  Fig.3.
Representação gráfica de um sinal analógico     Representação gráfica de um impulso eléctrico         Representação gráfica de um sinal amostrado e quantitizado
  •  Amostragem: A amostragem é o processo que permite a retenção de um conjunto finito de valores discretos dos sinais analógicos. Como um sinal analógico é continuo no tempo e ém amplitude, contém um número infinito de valores, dificultando o seu processamento pelo computador. Assim, há necessidade de inicialmente amostrar o sinal analógico. Na prática , para se amostrar um sinal analógico (fig.1.) multiplica-se  este por um impulso elétrico (Fig.2) em intervalos de tempo iguais. Desta forma, no instante do impulso é obtido o valor correspondente da amostra do sinal analógico. Por exemplo, no instante do tempo zero tem-se:
12 (fig.1) x 1 (fi.2.)= 12 (fig.3)
  • Quantização: Depois de amostrando o sinal analógico, sob a forma de amostras ou impulsos PAM, é preciso quantizar ou quantificar a infinidade de valores que a amplitude do sinal apresenta. O circuito eletrónico que efetua esta conversão designa-se por conversor analógico-digital (A/D ou do inglês ADC). Quantizar um sinal PAM significa atribuir-lhe um determinado valor numa gama de níveis que o conversor A/D apresenta. Assim, por exemplo, um sinal com uma amplitude de 8,3V poderia ser quantizado para um valor inteiro acima ou abaixo dele. devido a este arredondamento, origina-se um erro de quantização resultante da diferença de amplitude entre o sinal quantizado e o sinal real.
  • Codificação: Os valores das amplitudes dos impulsos PAM, depois de quantizados, precisam de ser codificados para poderem ser representados por uma sequência de bits com valor 0 ou 1. Uma das formas de codificar o sinal é através da modulação PCM (Pulse-Code Modulation), utilizando um impulso de amplitude fixa, duração constante e valores lógicos 0 ou 1. O quadro 1 apresenta os valores da quantização e da codificação do sinal analógico  e o sinal digital obtido do exemplo simples representado nas figuras 1, 2, 3. Neste caso, para a codificação dos valores quantizados foram utilizados apenas quatro bits.






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário